Fiz a unha da cliente, ficou maravilhosa. Porém, recebi uma ligação dias depois, dizendo que ocorreu a temida infiltração. Em outras palavras o descolamento. Nesse momento surge aquela dúvida: o que causa a infiltração?
Nesse post vamos falar sobre os principais pontos que colaboram para acontecer o descolamento e o passo a passo para que isso não aconteça.
O que é infiltração?
É o desprendimento da unha artificial sobre a unha natural, sendo necessário a cliente voltar para refazer o serviço.
O que causa a infiltração?
Existem inúmeros fatores que podem ser responsáveis por esse problema, vou apresentar os principais.
Preparação ruim da unha
A unha precisa ser preparada para receber os produtos, é necessário a higienização adequada, retirada da cutícula.
A instrutora Paola Chaves explica: Não pode ter gel encostando nas laterais da unha, é preciso retirar a cutícula, fazer a devida higienização. Esses pontos influência muito na questão do descolamento.
Erro Primário
Não utilizar produtos de preparação;
Não lavar as mãos da cliente antes de começar o procedimento;
Não fazer a secagem correta do gel, ou seja, deixar a unha na cabine por um tempo curto ou demais, pode ser o causador do descolamento.
Não utilizar produtos de qualidade;
Usar produtos de diferentes marcas, isso pode gerar incompatibilidade química.
Outros Motivos
“Pode ser o fator biológico da cliente, pessoa estressada, isso pode afetar o organismo dela, gerando assim o descolamento. Remédios controlados para depressão, ansiedade. A lâmina muito fina ou o gel muito rígido”. Paola Chaves
Recomendação
Caso a cliente queira pintar a unha de outra cor em casa, oriente ela a usar removedor de esmalte sem acetona, pois a acetona pode ajudar no descolamento na região da cutícula e nas laterais.
O Passo a Passo
O que fazer para evitar a infiltração?
Após ter feito a preparação e passado a capa base, a unha está pronta para fazer a aplicação da fibra de vidro. Confira abaixo o passo a passo para fazer um alongamento duradouro e bonito sem infiltração.
Passo 01: Fazer a ficha de anamnese
Não fuja desse passo
É preciso verificar antes de fazer o alongamento como é a unha da sua cliente, por isso é feito uma análise, antes de começar os procedimentos.
Você vai verificar se a unha da cliente é mole ou mais rígida, conferir se possui quebradinhos.
Os quebradinhos precisam ser reforçados quando fizer o alongamento, pois a unha natural pode quebrar e o alongamento consequentemente.
A ficha de anamnese é importante, também, quando você retira o alongamento, pois consta todas as informações da unha da cliente.
Por exemplo, a sua cliente vai ficar um ano com alongamento, ela não lembra exatamente como a unha dela era. No final da remoção pode existir questionamento como: “ A minha unha era dura, agora está mole”. Você pode consultar a ficha de anamnese e verificar como a unha realmente era antes. Caso seja dura mesmo, você pode ter feito a aplicação ou a retirada incorreta, ressalta Paola Chaves.
Verificar se a cliente tem as unhas muito brilhosas, além do normal, se a temperatura da mão é muito quente, anote na ficha de anamnese essas informações.
Observe se ela possui cotinhas sobre a unha também, pode ser sudorese.
Passo 02: Preparação
Limpar a unha da cliente com um higienizador preparador, a função desse produto é antisséptica, remover a oleosidade, sujeiras das unhas.
Não fuja desse passo, é muito importante, pois evita infiltração, proliferação de fungos e ajuda na aplicação dos outros produtos sobre a lâmina natural.
Qual produto escolher
Existem diferentes produtos no mercado, na foto você confere dois produtos bem procurados pelas nail designers para esse procedimento.
Passo 03: Cortar a unha
Cortar a unha da cliente para retirar o comprimento, se a unha for muito curta é necessário apenas lixar no formato arredondado. Pode utilizar uma lixa 100/180.
Esse passo é fundamental, pois a unha muito grande pode colaborar para descolamento.
Passo 04: Retirar a oleosidade da superfície da unha
Retirar a oleosidade da superfície da unha com uma lixa 100/180 ou 100/180 buffer. Procure utilizar o lado mais granuloso da lixa.
Cuidado
“Não lixe de mais a unha da cliente, pois o lixamento excessivo pode fazer com que a unha produza muita oleosidade, gerando assim o descolamento. O indicado é retirar o brilho da unha somente. É o básico do básico, lixe bem de leve, não pese a mão”. Paola Chaves
Limpe para retirar o excesso de pó e depois comece o processo de preparação da cutícula.
Passo 05: Processo de preparação da cutícula
Afaste a cutícula com a espátula e depois utilize a broca para retirar as pelezinhas que ficam grudada no leito.
“Esse procedimento é muito importante, evita também que cause descolamento”, explica Paola Chaves.
Utilize uma broca própria para cutícula e retire o excesso de pele. A broca deve estar deitada e não em pé durante o procedimento, em uma velocidade média. Caso contrário pode machucar a cliente.
Passo 06: Aplicação dos produtos de preparação
Aplique o Regulador de PH (Desidratador) sobre a unha, não exagere no excesso de produto, porém passe sobre toda a unha, até dentro da cutícula. Assim vai evitar que ocorra o descolamento.
Após a unha estiver opaca (Desidratada), aplique o Prime sem ácido ou ácido sobre a unha, espere evaporar e depois aplique o gel. É preciso esperar o prime evaporar, caso contrário vai ocorrer a infiltração.
Atenção
Se a cliente tem as unhas muito brilhosas, além do normal, se a temperatura da mão é muito quente ou possui cotinhas sobre a unha também, você não vai utilizar um prime sem ácido. É preciso utilizar um prime ácido, caso contrário vai ocorrer o descolamento.
Passo 07: Aplicar a capa base
Aplicar a capa base, cuidar para não encostar nas laterais e na cutícula, vai selando aos poucos. Não precisa utilizar muito produto, é uma camada bem fininha. Depois leve na cabine secar cerca de 120 segundos (Procure verificar o tempo recomendado no rótulo do produto).
É indicado, sempre, é ler a embalagem do produto, nela consta o tempo ideal para deixar o gel na cabine. Alguns produtos não vêm essa informação, então será necessário fazer testes e verificar qual o melhor tempo.
“As cabines não são iguais, cada uma possui uma potência diferente. Eu não tenho como falar o tempo certo da secagem do produto. Por exemplo, você comprou a sua cabine hoje, mas eu tenho a minha faz um mês, a secagem vai ser diferente, pois a minha é mais velha que a sua, os leds estão mais fracos, mesmo sendo a mesma marca de cabine e potência”. Paola Chaves
Vale ressaltar, quanto mais você utilizar a sua cabine mais os leds vai enfraquecendo, isso pode ser o motivo do descolamento da modelagem caso tenha ocorrido com frequência.
Passo 08: Aplicação da fibra de vidro
Chegou o momento da aplicação da fibra de vidro. Pegue um pouco do produto e aplique somente aonde vai aderir a fibra de vidro. Não é necessário passar sobre toda a unha, pois já foi feito a capa base.
Agora pegue a fibra de vidro, já separada e pronta, para pôr sobre a unha da cliente. Procure pôr a fibra sobre a unha aberta, assim fica mais fácil de manusear sobre a lâmina.
Faça um movimento de cima para baixo, assim a fibra vai fixando no gel. É muito importante que você deixe essa fibra toda úmida. Observe se a fibra está bem aderida, às vezes, a gente se engana achando que a fibra está bem úmida, mas não está. O problema que isso pode gerar descolamento. Só for preciso, molhe a espátula no gel e passe sobre a fibra, é necessário que fique toda úmida, destaca Paola Chaves.
Dica Valiosa
Use luminária em seu espaço de trabalho, assim fica mais fácil para visualizar se a fibra está bem úmida realmente. Essa parte é muito importante, também, caso seja feito errada pode gerar descolamento.
Depois de aplicar o gel adequadamente, leve para cabine por 60 segundos para secar.
Passo 09: Aplicação do gel sobre a Fibra de Vidro
Agora vamos passar o Classic Pink (Vólia) sobre a fibra de vidro, a fibra deve estar bem úmida. Passe tanto na parte superior, como inferior, uma quantidade de produto considerável, mas não muito. Depois leve para cabine por 5 segundos.
Não extrapole no tempo, pois a fibra pode trincar. Caso aconteça o recomendado é retirar o produto e fazer novamente.
“Esse produto que utilizei é Classic Pink (Vólia), por isso o tempo para fazer a curvatura foi 5 segundos. Caso fosse o Classic Pink hard eu teria que fazer a curvatura com 2, 3 segundos no máximo”, ressalta Paola Chaves.
Dica Valiosa
Sempre, utilize a pinça na lateral da unha, assim consegue verificar se o gel secou ou não. Caso não tenha secado leve para cabine por mais 2 segundos. Caso esteja molhado ainda, leve por mais 2 segundos, até secar. Assim você vai conhecer o tempo ideal do procedimento.
Passo 10: Pré-lixamento
Nessa demonstração não será preciso utilizar presilha, pois a curvatura da cliente é bem afunilada, caso contrário vai fechar muito. Depois leve para cabine pôr 60 segundos.
Agora faça um pré-lixamento:
“Eu sempre faço um pré-lixamento, esse pré-lixamento ajuda bastante, pois já é possível dar uma simetria para unha. Assim quando for fazer o ponto de tensão, não será necessário utilizar muito produto, apenas usar o produto na quantidade certa”. Paola Chaves
No pré-lixamento você retira o ressalto da fibra e lixa a ponta. Usa também uma lixa 100/180 buffer, para remover o brilho da ponta da unha, lixe bem de leve. Depois retire o excesso de pó com uma escovinha.
“É muito mais fácil fazer um lixamento com pouco produto do que bastante produto”. Paola Chaves
Depois utilize uma broca para arrumar somente, a curvatura da unha, não será mexido na estrutura do alongamento nesse primeiro momento.
Passo 11: Construção do Ponto de Tensão
Pegue um pouquinho do produto Classic Pink (Vólia) e passe sobre toda a extensão do alongamento. Utilize pouco produto, é como você fosse aplicar uma capa base.
Depois pegue mais produto e posicione no meio e puxe para baixo. Até a unha ficar toda preenchida do produto. Leve a unha para cabine por 10 segundos.
Passo 12: Finalizando o alongamento
Para finalizar utilize a lixa 100/180 buffer e faça o acabamento com uma broca nas laterais.
“É importante deixar o alongamento nivelado com a unha natural, caso tenha um ressalto é possível ocorrer o deslocamento também”. Paola Chaves
Para fazer a curvatura você pode utilizar uma broca de cerâmica. Depois troque a broca e faça a limpeza por baixo das unhas. Retire o excesso de pó com uma escovinha.
Utilize o higienizador e espere secar, após a secagem passe o prime sem ácido.
“Eu passo o prime sem ácido na região da cutícula, pois ele é adesivador, e isso ajuda muito para que o top Coat fixe, evitando assim descolamentos”. Paola Chaves
Procure passar o Top Coat de baixo para cima, com muito cuidado para não encostar na cutícula. Depois leve para cabine por 60 segundos”. Paola Chaves
Por fim passe o óleo de cutícula para hidratar, na parte de baixo da unha também. Para finalizar, utilize um cotonete para dar uma leve massageada na cutícula.
Veja Também
Curso De Alongamento De Unhas: 8 Cursos Em 1