Não é uma receita de bolo, mas esses 5 passos para fidelizar a sua cliente vão lhe proporcionar mais segurança e estabilidade financeira.
Chega de passar o mês com medo, pois precisa pagar as contas e não sabe se vai conquistar novas clientes.
Por isso, listei abaixo os 5 passos que você precisa fazer para fidelizar as suas clientes de maneira inteligente e eficaz.
Confira os passos para fidelizar a sua cliente
01 – Antes de tudo: Não fuja do primeiro passo
Sempre comece pelo propósito, sabe por quê? O propósito é a bússola do seu negócio, todas as decisões devem sair dessa fonte principal. O propósito nos informa quando estamos pegando um caminho errado, basta olhar para ele, por isso, a clarificação é fundamental na construção da marca.
Não é uma receita de bolo, mas esses 5 passos para fidelizar a sua cliente vão lhe proporcionar mais segurança e estabilidade financeira.
“Não imite o seu vizinho e verás a sua verdadeira essência”.
Elisa Brezezinski
Afinal o que é Propósito
De maneira direta e clara, propósito é porquê seu negócio existe, é algo que vem de dentro de você. É o seu DNA, não é possível copiar, mesmo que tenha várias pessoas fazendo a mesma coisa.
Você precisa deixar bem claro para as suas clientes por que você trabalha como manicure ou Nail Designer, o seu público precisa enxergar o seu propósito em cada ato, atitude.
“As pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz.
Simon Sinek
Responda essas perguntas
1 – Qual diferença deseja fazer no mundo?
2 – Qual o seu propósito, qual a sua causa?
3 – Por que faz o que faz?
4 – O que diferencia da multidão?
5 – Por que seu negócio existe?
6 – Por que você saiu da cama hoje?
7 – Qual sua história e experiência única?
8 – O que você tem e o seu concorrente não consegue copiar?
9 – O que faz eu comprar de você e não comprar da concorrência?
10 – O propósito trabalha como uma bússola, pois lhe direciona a fazer negócio com pessoas que acreditam no que você acredita, o seu diferencial está bem claro, em outras palavras, é um modelo de negócio alinhado ao seu estilo de vida.
02 – Conheça a sua persona (Sua Cliente)
Você precisa conhecer como ninguém a sua cliente, gostos, medos, sonhos. Quanto mais informações você possuir melhor, assim será possível entender no que você está acertando e o que precisa melhorar.
O que é Persona?
As principais características da maioria dos seus clientes, combinados em “uma pessoa”.
Definição de Persona
Persona é o perfil da sua cliente ideal. Se baseia em características, comportamentos, desejos, problemas, preocupações das clientes que você quer alcançar.
A importância da persona, com ela você vai:
Saber como se apresentar para atrair suas clientes;
Produzir conteúdo que dialoguem com suas clientes;
Criar estratégias mais direcionadas e, portando mais efetivas;
Oferecer soluções adequadas aos problemas atuais delas;
Exemplo de Persona:
Eduarda, empresária, 33 anos, casada, com dois filhos. Reside na área nobre de Florianópolis, ama viajar com a família. Formada em administração. Precisa estar, sempre, bem apresentável para as palestras que ministra. Não possui muito tempo, por isso ama fazer alongamento de unha, pois dura um mês.
Como construir a Persona do meu negócio?
A recomendação padrão é fazer questionários, enviar por e-mail para as suas clientes responderem. Não descarto essa opção, porém você pode entrevistar cada cliente quando estiver trabalhando de maneira inteligente e eficaz.
Como entrevistar a cliente?
Toda a cliente que for atender você vai fazer perguntas padrões, assim vai conseguir entender melhor o perfil de cada uma e criar a sua persona. Não precisa dizer que está fazendo um questionário, converse normalmente e no meio da conversa e faça as perguntas.
Não esqueça de anotar as respostas depois de atender a cliente. Faça isso com umas 20 clientes, assim será possível fazer uma média da sua persona ideal. A cliente que realmente quer atender no seu espaço.
Quais perguntas devo fazer?
Listei algumas perguntas abaixo, pode ir fazendo em cada atendimento e no final construir a sua persona. Você pode ir acrescentando perguntas que considera importante também.
Qual o objetivo principal, conhecer a cliente que está trabalhando e focar todas as suas forças para alinhar o seu negócio nas expectativas da sua persona ideal. Exemplo: atender pessoas da classe A.
01 – Faixa Etária
02 – Nível Escolar
03 – Qual a classe do público do seu negócio (A, B, C , D , E )
04 – Profissão
05 – Quais as principais dúvidas e dores que elas possuem quando entram em contato com você?
06 – Qual procedimento mais gostam (Alongamento, manicure e pedicure tradicional)?
07 – Quais são os assuntos pelos quais se interessa?
08 – Quais desejos e sonhos você pode ajudar as pessoas realizarem? Sua persona tem esses sonhos e desejos?
09 – Quais desafios (medos, limitações, insegurança) impedem esta pessoa de atingir seus objetivos?
10 – Como seu produto/serviço ajuda esta persona a superar os desafios listados?
11 – Qual é o objetivo atual da persona e o que seria importante para alcançá-lo?
12 – Qual a transformação que você pode causar? Essa é a meta da sua persona?
13 – Quais são as três maiores frustrações delas?
14 – Quais as objeções mais comuns da Persona ao seu produto/serviço/ solução?
15 – O que essa Persona mais valoriza em relação ao seu produto/serviço/solução?
16 – Quais os meios de comunicação que o seu cliente mais está?
17 – Do que e de quem eles sentem raiva?
18 – Não é uma receita de bolo, mas esses 5 passos para fidelizar a sua cliente vão lhe proporcionar mais segurança e estabilidade financeira.
19 – Parece muita coisa, mas na verdade são pilares básicos de qualquer negócio de sucesso.
Por isso, aplique aos poucos essas técnicas no seu negócio e verás uma mudança significativa. A sua cliente vai olhar para você com outros olhos, pode acreditar.
03 – Conheça o processo de venda
O processo de venda é outro fator importante, você precisa conhecer as etapas que sua cliente passa até chegar a você, e o que pode fazer para facilitar esse processo.
Indicação
Rede Social
Pesquisa no Google
Você precisa, sempre, perguntar como a cliente chegou até você. Assim saberá aonde precisa investir mais e o que realmente está dando retorno.
Ofereça, sempre, um excelente atendimento, cuidado com o atendimento online também. Humanize o seu atendimento! Essa cliente pode trazer outra e mais outra.
04 – Saiba qual a linguagem do seu público
Você precisa estar na mesma sintonia da sua persona.
Ex.: Não adianta querer vender flores se não conhece nada de flores. Vai ser difícil se comunicar com a sua persona.
É necessário se conectar de verdade com a sua persona, falar a mesma língua, até escrever semelhante a ela. A probabilidade de conexão é muito maior, diferente de um vendedor formal e chato.
05 – Prova Social
Para finalizar, mostre os resultados. O que os seus clientes estão falando de você, a prova social é uma excelente aliada do seu negócio.
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Elisa Brezezinski
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